3 motivos que podem estar descredibilizando seus projetos na gestão pública

Eis um fato inegável: o brasileiro é um povo desconfiado e descrente do seu sistema político por natureza.


Por isso, qualquer gestor brasileiro que assumir um cargo público deve ter em mente que a população o presumirá desonesto até que se prove o contrário — por mais injusto e incoerente que isso seja.


Aquele antigo ditado romano que diz que “Não basta ser honesto, é preciso parecer honesto” deve ser frase de cabeceira para todos os administradores de instituições públicas no Brasil.

Apesar disso, muitos gestores ainda acreditam que apenas a qualidade e eficiência dos projetos são suficientes para convencer o público de suas boas intenções. Infelizmente, não é assim que a “banda toca”.


Algumas ações aparentemente inofensivas e não intencionais podem estar gerando desconfiança na população. Quer saber quais são elas? Continue a leitura e descubra!

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1) Sistemas muito burocráticos


Além da perda de produtividade, tempo e dinheiro, a burocracia também passa uma impressão de que o órgão público quer se proteger e se esconder atrás de processos intermináveis, gerando extrema desconfiança do público.


Por isso, invista em recursos para tornar tudo acessível digitalmente, eliminando procedimentos redundantes e desnecessários.


Além disso, integre canais com sistemas de gerenciamentos de dados e não economize no treinamento das equipes!

2) Falta de implementação de metodologias inteligentes de Gestão Pública

Sabe aquele projeto social INCRÍVEL que você está planejando e desenvolvendo há meses? Ele pode ir por água abaixo se você não souber os reais desejos e interesses do público.

Por isso, não se pode medir esforços nem recursos para fazer uso das melhores ferramentas de pesquisa, fazendo um verdadeiro Raio-X dos projetos e mapeando o que está atendendo ou não a população.

I.G.P - Inteligência para Gestão Pública


O Sistema de Inteligência para Gestão Pública permite ao gestor realmente identificar TODOS os pontos de melhoria dos seus projetos. 


Isso é feito através da inserção da metodologia P.D.C.A: Plan, Do, Check e Act = Planejar, Fazer, Verificar e Agir. 


O método visa a melhoria contínua dos processos por meio desses circuitos de quatro ações, entendendo não só como um problema surge, mas principalmente como deve ser solucionado (com foco na causa e não nas consequências).

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Aplicação do I.G.P nos projetos

PASSO 01

Planejamento


A primeira etapa é o planejamento de melhorias através do levantamento de um (ou vários) problema(s) que você deseja resolver.

PASSO 02

Execução


Depois vem a fase da execução, a hora de “colocar a mão na massa” e colocar em prática o que foi determinado no passo anterior.

PASSO 03

Checagem

A fase de checagem de resultados poderá começar juntamente com a fase de execução, afinal, quanto mais cedo os resultados forem acompanhados, mais rapidamente você saberá se o planejamento deu mesmo certo e se as metas serão atingidas.


Nessa fase, é preciso fazer um monitoramento sistemático de cada atividade elencada na fase de planejamento e comparar o previsto com o realizado, identificando gaps que podem ser sanados em um próximo ciclo e oportunidades de melhoria que podem ser adotadas futuramente.

É aqui também que entram os sistemas de Avaliação e Pesquisa da Data Goal, ajudando o gestor a entender as percepções de quem mais importa: o público!


A Data Goal disponibiliza um sistema de avaliação em populações de distritos, municípios ou estados, entendendo de que forma as pessoas percebem o que está sendo feito ao seu redor. Com ele, você poderá:

Avaliar a satisfação da população quanto ao andamento de um programa/projeto

Avaliar sua viabilidade em médio e longo prazo

Avaliar os resultados percebidos sobre os programas e iniciativas das gestões anteriores.

Entender as necessidades características de cada população

Ter números reais de participações sociais e impactos das ações propostas

PASSO 04

Correção


Em caso de todas as metas terem sido atingidas, essa é a fase em que se adota o plano aplicado como padrão.


Caso algo não tenha saído como planejado, é hora de agir corretivamente sobre os pontos que impossibilitaram o alcance de todas as metas estipuladas.

3) Terceirização de serviços em demasia


Terceirizar serviços demais no seu setor não é uma prática vista com “bons olhos” pela população, já que pode passar a impressão de transferência de responsabilidade e até mesmo omissão.

É claro que alguns serviços podem ser melhor desempenhados quando terceirizados, como os de limpeza, portaria e segurança, por exemplo.


Mas outros que lidam com informações delicadas, como os de TI, devem ser geridos internamente por empregados da administração estatal.

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Conheça o Sistema de Inteligência e Pesquisa da Data Goal e aumente a confiança do público na sua gestão

Fale conosco e entenda os impactos das suas ações sobre a comunidade!

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