4 erros imperdoáveis que podem tornar sua pesquisa ineficiente

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A intenção de qualquer pesquisa mercadológica é conseguir transformar dados em informações e informações em grandes ideias.


Mas existem alguns erros que podem fazer o pesquisador se perder no meio desse caminho, principalmente quando não se conta com a tecnologia para fazer o armazenamento e tratamento dos dados coletados.


Confira abaixo quais são esses erros e como evitá-los!

1. Não ter um propósito bem estabelecido


Começar uma pesquisa de mercado sem definir um objetivo específico é como dirigir com os olhos vendados. Você vai, mas não sabe para onde, não sabe como e não sabe por quê. O resultado? Desastre na certa!


Por isso, antes de dar os primeiros passos, é preciso fazer uma pergunta crucial: qual a resposta que eu pretendo encontrar com essa pesquisa?


Só depois de resolvida essa questão que pode-se dar seguimento ao projeto.

2. Ignorar as soluções tecnológicas


Não dá mais para fazer pesquisa de campo como há 20 anos, “correndo” atrás dos entrevistados com caneta e prancheta na mão.

Hoje em dia, qualquer segmento que desconsidera o mundo digital está, infelizmente, fadado ao fracasso.


A Data Goal oferece um aplicativo completo para qualquer tipo de pesquisa, com ambiente em nuvem para gestão de formulários e coleta de informação offline.


Outro grande diferencial é a respeito da segurança, especialmente depois da implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Por isso, a Data Goal conta um servidor de alta segurança na Amazon, além de níveis de permissão de acesso e identificação de todas as operações.

3. Errar na gramática e ortografia


Nenhum pesquisador precisa ser o suprassumo da língua portuguesa na hora de montar um questionário, mas existem alguns erros crassos que podem descredibilizar qualquer pesquisa!


Alguns deles são:


  • “Menas” (em vez de “menos”);
  • “Seje” (em vez de “seja’”);
  • “Perca” (em vez de “perda”);
  • Confundir “mais” com “mas”;
  • Utilizar gerundismos e pleonasmos (subir para cima, sair para fora etc.)

4. Mirar no público errado


Direcionar a pesquisa para o público-alvo certo é vital para o seu sucesso. De nada adianta, por exemplo, montar um questionário para saber a aceitação do público sobre uma nova linha de kit de tatuagem e entregá-lo para pessoas da terceira idade.


Por isso, é preciso definir com bastante precisão o público-alvo antes de disponibilizar a pesquisa.

Contra fatos não há argumentos. Contra dados não há opinião


Sem dados, você (ou sua empresa) é só mais um com uma opinião. Informação traz autoridade, e autoridade é poder.

Empodere-se ainda mais com o aplicativo da Data Goal e eleve sua pesquisa a outro patamar. Faça coleta de dados, valide seu mercado com pesquisas, administre os negócios a partir dos resultados e seja dono das informações sobre sua empresa!


O que você está esperando?

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