3 Erros fatais ao abrir um novo negócio
O caminho entre o sonho de abrir um negócio e sua concretização é bastante longo, sinuoso e cheio de barragens.
Não existem pontes nem atalhos para o sucesso, e alguns deslizes são necessários para se ganhar velocidade e, principalmente, calosidades entre os processos de tentativa e erro.
No entanto, alguns erros podem causar danos extensos demais para serem transformados em cicatrizes de aprendizado, levando a uma falência múltipla nos elementos vitais do empreendimento.
Quer saber quais são as 3 falhas mais perigosas e letais para um novo negócio e como evitá-las?
Então continue a leitura!
Erro 1: Excesso de autoconfiança e impulsividade
Existe uma linha bastante tênue entre autoconfiança e imprudência. Sim, não há dúvidas de que é preciso ter coragem e acreditar no próprio potencial para abrir um negócio, mas é igualmente necessário saber os próprios limites e as vulnerabilidades inerentes a todo e qualquer tipo de empreendimento, por mais “genial” que possa parecer.
Por isso, o remédio é: doses cavalares de realismo, humildade e paciência — MUITA paciência! Nada acontece de um dia para o outro. Como dito na introdução, não existem atalhos, existe sim muita PESQUISA, planejamento e organização antes de sair anunciando aos quatro ventos que você é o mais novo empresário do pedaço.
Erro 2: Não incluir no plano de negócios as pesquisas mercadológicas
Fazer uma boa pesquisa de mercado para saber a aceitação do público e o nível da concorrência deve ser uma das prioridades de qualquer futuro empresário que queira ter sucesso e garantir a longevidade do seu empreendimento.
Negligenciar essa parte é quase como se um lutador de boxe profissional, por exemplo, aceitasse ir para o ringue sem estudar seu oponente e seus pontos fracos. Por mais que haja superioridade técnica, conhecer bem o adversário será uma garantia a mais de vitória!
Os especialistas na área de negócios recomendam fortemente que essa fase de pesquisa seja levada com toda a seriedade e profissionalismo possível, contando com softwares específicos e suporte especializado, como os oferecidos pela Data Goal, por exemplo.
Com o SISTEMA PARA PESQUISAS DE MERCADO, você poderá:
✅ Antever possíveis problemas que a empresa enfrentará (e descobrir suas respectivas soluções)
✅ Descobrir tendências de mercado;
✅ Definir e analisar o público-alvo;
✅ Descobrir as melhores praças de distribuição do produto/serviço;
✅ Ajustar os preços de venda para trazer mais competitividade;
✅ Medir a influência da marca em relação a seus principais concorrentes;
✅ Fazer ajustes no atendimento pré e pós-venda para aumentar o fluxo de clientes;
✅E muito mais!
Erro 3: Fazer contratações às pressas e escolher um time inadequado para o seu negócio
Com o crescimento da empresa, surgem novas necessidades de funções e posições a serem preenchidas. Muitas vezes, isso acontece MUITO rapidamente, tornando a contratação um caso de urgência e prioridade.
Mas é aí que os erros acontecem e os profissionais inapropriados são selecionados. É preciso se certificar de que haverá tempo suficiente para encontrar a pessoa certa para a função, estabelecendo todo o processo de recrutamento e seleção.
Os prejuízos de contratar profissionais inadequados poderão afetar toda a estrutura organizacional da sua empresa, indo desde a baixa produtividade, a elevação de custos e a descredibilização da marca perante o mercado!
Por isso, invista nos seus “marinheiros”, pois são eles que impedirão seu barco de afundar nos momentos de maremotos e turbulência!
Conheça a solução de pesquisa de mercado da Data Goal e aumente suas chances de sucesso!
Com o software Data Goal, a pesquisa de mercado se torna um ativo rápido, prático, de fácil aplicação e custo-benefício elevado, uma vez que o preço das ferramentas é acessível e facilmente recuperado após o crescimento que ele propiciará a sua empresa.